Blog Tradução

sexta-feira, 17 de abril de 2009

VW pode superar Toyota como líder mundial de vendas de veículos

Montadora alemã alcançou 11% do mercado global no trimestre. Incentivo de governos estimularam a demanda por veículos Volkswagen.

As vendas globais de veículos da Volkswagen caíram 11,4% no primeiro trimestre, mas ganhos de participação de mercado podem fazer a montadora alemã superar a japonesa Toyota Motor como líder em vendas no mundo. Incentivos de governos em importantes mercados estimularam a demanda por veículos do grupo alemão, limitando a queda nas vendas da empresa, apesar do declínio de mais de 20% do setor automotivo mundial.

As vendas de 1,39 milhão de veículos da Volkswagen no primeiro trimestre - excluída a fabricante de caminhões Scania, mas considerando ônibus e caminhões da marca por dois meses - resultaram em uma participação de 11% no mercado global, acima dos 9,7% do ano passado, informou a companhia em um comunicado.

Já a Toyota não forneceu uma projeção para as vendas no varejo, mas sua última previsão para o primeiro trimestre de 2009 foi de 1,23 milhão de veículos, 47% menor frente ao
ano passado.

A Volkswagen - com nove marcas de carros e caminhões, incluindo Audi, Skoda, Seat e Scania - tem o objetivo de ultrapassar a Toyota e a General Motors para se tornar a maior montadora do mundo até 2018 - meta inicialmente recebida com ceticismo.

Mas o aprofundamento da recessão e a crise de crédito enfraqueceram a demanda nos principais mercados da Toyota. As vendas nos Estados Unidos caíram 38% entre janeiro e março, enquanto no Japão recuaram 24%.
A Volkswagen, entretanto, está se beneficiando dos planos de estímulo do governo para o segmento automotivo, que incentivaram as vendas na Alemanha, China e Brasil. Os três países juntos responderam por 44% das vendas da empresa no ano passado.
Na Alemanha, novos emplacamentos de marcas do grupo Volkswagen subiram 19% no primeiro trimestre, para cerca de 282 mil unidades. As vendas da Toyota subiram 43 por cento, mas sua fatia de mercado é de apenas 4,4%, enquanto um em cada três veículos novos vendidos no país são fabricados pela montadora alemã.

"A Volkswagen tem a sorte de ser forte nos mercado que atualmente estão crescendo, enquanto a Toyota está exposta aos que estão em colapso", disse Ferdinand Dudenhoeffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva em Gelsenkirchen.

A Toyota, que se destacou de maneira significativa em relação a todas as outras montadoras em 2008, tem sofrido com a queda das vendas na China, seu terceiro maior mercado, de janeiro a março deste ano. Já a Volkswagen avançou 6% no país durante o mesmo período.

No primeiro trimestre do ano passado, o grupo alemão entregou 1,57 milhão de veículos, um terço a menos do que os 2,41 milhões da Toyota, incluindo unidades de veículos compactos e caminhões da Daihatsu e da Hino.

A Volkswagen confirmou projeções de declínio de 10% nas vendas globais em 2009. "A Volkswagen é um grande concorrente para a Toyota", afirmou Koji Endo, analista do Credit Suisse, em Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário