Blog Tradução

sábado, 15 de março de 2014

Programa federal vai formar 30 mil trabalhadores no ABCD neste ano

Pronatec Brasil Maior oferece cursos para trabalhadores empregados e também para os que estão fora do mercado de trabalho
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior vai dar formação para 30 mil trabalhadores do ABCD até o final do ano. A informação foi dada nesta quinta-feira (13/03) pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
Nesta quinta-feira, o programa do governo federal iniciou a captação de demandas das indústrias para os cursos gratuitos de qualificação profissional. O Pronatec foi lançado em setembro de 2013 e oferece tanto a requalificação de trabalhadores empregados quanto a formação para ocupação de novas vagas nas empresas. Os cursos são montados a partir do mapeamento das demandas das empresas da Região e do encaminhamento ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
“Vamos entender o que as indústrias estão precisando para depois conversar com escolas como Senai ou Senac. Também contamos com a ajuda dos sindicatos dos trabalhadores para identificar o perfil mais adequado”, disse o diretor de Tecnologias Inovadoras do MDIC, Rafael de Sá, que participou nesta quinta da apresentação do Pronatec na Região.
A única exigência para participar dos cursos é que o aluno queira se qualificar nas áreas definidas pelos setores industriais. Os cursos do Pronatec são ministrados nas escolas do Sistema S, como Senai e Senac, institutos federais e estaduais de ensino técnico, além das universidades. 
Rafael Marques explicou que a Região sempre se caracterizou pela qualidade de mão de obra e que, com o Pronatec, a absorção de qualificação profissional só irá aumentar este diferencial competitivo.
“A iniciativa desse trabalho do MDIC junto às empresas e associações representativas do setor produtivo terá um resultado muito maior do que vemos hoje nos municípios da Região porque a demanda agora deve partir do próprio RH das empresas que indicará o perfil que precisam às escolas”, destacou Marques.
Em fevereiro, a Agência de Desenvolvimento e o MDIC assinaram o convênio para execução do Pronatec Brasil Maior para a cadeia produtiva automotiva do ABCD. A Agência identificará os setores que precisam de cursos de formação e fará as pré-matrículas dos alunos indicados pelas empresas e Centrais de Trabalho e Renda. O programa está voltado para 19 setores estratégicos e, em 2013, formou 35 mil trabalhadores no Estado de São Paulo. As empresas têm até 20 de abril para fazer o mapeamento e encaminhar a demanda para o MDIC. Os cursos devem ter no mínimo 32 alunos por sala e podem acontecer dentro das próprias indústrias. 
Do ABCD Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário