Governo libera lista definitiva de montadoras isentas do novo IPI
O Governo Federal publicou no Diário Oficial de hoje uma nota da aprovação definitiva de redução do IPI para 18 empresas que estão instaladas no Brasil e cumprem com todas as exigências dos Decretos nº 7.567 e 7.604, de 15 de setembro de 2011 e 10 de novembro de 2011, respectivamente.
Agrale, Caoa (Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz do Brasil (caminhões), MMC Automotores (Mitsubishi), Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo (caminhões) e International Indústria Automotiva da América do Sul, foram contempladas defintivamente com a redução de IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) por produzirem no Brasil com o requisito mínimo de 65% de industrialização.
Com a saída da medida provisória que havia sido implantada em dezembro de 2011, essas marcas terão vantagem sobre as que são apenas importadoras ou que produzem no Brasil com menos de 65% de nacionalização do produto até o dia 31 de dezembro 2012, que é a data limite da medida.
Mesmo com essa definição, vale lembrar que os veículos importados pelas marcas supracitadas continuarão a ser taxados como importados e arcando com um aumento de 30 pontos percentuais sobre o valor do veículo. A exceção dos veículos que chegam ao país importados do México, Uruguai ou de países do Mercosul com acordo de livre comércio, como a Argentina. Há ainda o caso da Kia Motors que mantém uma fábrica no Uruguai, para a produção do Bongo, mas não foi citada na lista divulgada pelo governo.
Fonte:UOLCarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário