Blog Tradução

quarta-feira, 15 de abril de 2009

EUA têm protestos contra política econômica de Obama

Atos coincidem com data limite da entrega da declaração de impostos.Convocados on-line, manifestantes protestam contra o gasto público.

Grupos contrários à política econômica do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fazem nesta quarta-feira (15) protestos contra os impostos e a despesa governamental em centenas de cidades em todo o país. Os atos foram convocados on-line. As manifestações coincidem com o último dia para entregar a declaração de impostos no país.
Manifestante segura cartaz anti-Obama durante protesto nesta quarta-feira (15) em Staten Island, Nova York.

Os organizadores batizaram o protesto de "motim do chá", em referência à ação realizada em 1773 pelos colonos em Boston, em Massachusetts, que, furiosos com os impostos aplicados pelo Reino Unido, abordaram navios e destruíram cargas de chá, jogando-as na água.

Os manifestantes protestam também hoje contra o que consideram uma excessiva despesa do governo do democrata.

O diário "The Wall Street Journal" afirma que não há nenhuma organização política por trás dos protestos ou conspiração ultradireitista, e insiste em que os "motins do chá" são de cidadãos comuns que utilizaram o poder da internet para se organizar.

O jornal menciona que os protestos são o ponto alto de um processo que começou em meados de fevereiro, em Seattle (Washington), onde vários "blogueiros" organizaram uma manifestação.

Depois, foram organizados novos protestos em Denver (Colorado) e Mesa (Arizona), e o movimento continuou em protestos sucessivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário