Chevrolet batiza anti-EcoSport de Trax no exterior e entrega começa pelo México
- Trax: SUV compacto da GM recebe frente impressionante, mas nome é de mini-conceito
A disposição em lançar produtos e se livrar de vez da modorra que a levou à concordata em 2008-09 deixa não apenas a concorrência com jeito de estar estacionada, mas também a própria rede concessionária de cabelos em pé -- atualmente, um vendedor da Chevrolet deve decorar tantos números, dados e valores novos quanto um estudante na fase do vestibular.
Vamos dar a cola do Trax, então: com frente impressionantemente robusta, marcada principalmente pelo capô com duas elevações em forma de chifre e grade bipartida tão avançada como a ponta de uma locomotiva, ele é a leitura para a marca da gravatinha dourada do projeto de SUV compacto globalizado que a GM começou a revelar em janeiro, no Salão de Detroit. Mais: as formas casam perfeitamente com a imagem do flagra feito em Serra Negra (SP), há uma semana.
ELE JÁ RODA NO BRASIL
- Acima, o Trax/Enjoy é flagrado por Júnior Almeida, do site Esporte Automotor, em Serra Negra (SP): mesmo sob disfarce pesado, é possível notar elevação do capô e "focinho" avançado.
UM PROJETO, MUITAS CARAS
- O Salão de Detroit mostrou o Buick Encore, voltado ao mercado americano e, principalmente, chinês.
- Depois, em Genebra, foi a vez do Opel Mokka.
Ao mesmo tempo, começaram a circular as primeiras informações e esboços do passo final da estratégia da GM, que culminaria com a aparição do pequeno SUV com o emblema da Chevrolet e conteúdo mais simples (na comparação com Buick e Opel), possibilitando a atuação em mercados emergentes (América Latina e Brasil, Europa oriental e parte da Ásia), onde o principal concorrente não é mais um alemão com toque premium, mas sim a renovada geração do Ford EcoSport ou o competitivo Duster (Renault/Dacia).
Inicialmente se acreditou num visual similar ao de Encore e Mokka, trocando o escudo triplo de um e o raio de outro pela gravata, o que daria ao modelo um aspecto de mini-Captiva. O nome também já estaria desvendado: o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos e responsável por cravar que a minivan da marca se chamaria Spin, apontou que a alcunha do SUV seria Enjoy ("aproveite" ou, mais popularmente, "curta" em português), nome utilizado até mesmo para o registro do site do modelo na internet pela GM do Brasil.
O comunicado da GM, porém, mostra um visual diferente -- e em nossa impressão inicial até mais interessante --, bem como um nome de maior impacto. Não descarte o Enjoy ainda! A experiência mostra que o nome Trax pode ficar restrito ao mercado internacional, sendo substituído por algo diferente aqui no Brasil. O movimento, aliás, é bastante comum no currículo da marca em nosso país: as encarnações mais recentes do aposentado Vectra (Astra no exterior), Omega (que atende por diversos outros nomes mundo afora), S10 (Colorado na Ásia) e até Classic (o antigo Sail chinês) demonstram isso.
AH, É! TEM A NOVA BLAZER
- A primeira boa-nova da GM no dia havia sido o flagrante da nova Blazer em estradas paulistas.
Como a fábrica mexicana também fornece a Captiva ao Brasil, fica fácil traçar uma rota de chegada. Tudo parece se encaixar, uma vez que a capacidade produtiva da GM no Brasil parece estar totalmente preenchida com os novos modelos lançados ou em vias de chegar ao mercado: Cruze sedã e hatch, assim como o Cobalt são feitos em São Caetano do Sul (SP); novas S10 e Blazer nascem em São José dos Campos, também no interior paulista, assim como a futura minivan Spin de cinco e sete lugares; completando o mapa, o projeto Ônix (hatch e sedã compactos) ficará a cargo de Gravataí (RS).
O documento mexicano permitiria ao Trax/Enjoy chegar com isenção de tributos, desde que respeitada a atual quota de importação, e sem comprometer a fabricação dos demais modelos. Tudo em perfeita sintonia para que ele rode em solo nacional, como já faz, aliás.
TRAX: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DESTE NOME
- O nome Trax surgiu em 2008 na forma de um "conceito de SUV compacto com jeitão de off-road light", conforme UOL Carros relatou à época. Ele era a terceira variante de um projeto de modelos compactos que incluía ainda o hatch Beat (que acabou originando o atual Spark, não disponível no Brasil) e o monovolume Groove (de onde saiu o Orlando, também distante de nós).
- Fonte: UOLCarros
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