Blog Tradução

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Demissão em massa na GM  SJC é questão de tempo







Montadora já divulgou dois planos de demissão voluntária; sindicato dos metalúrgicos promete diversas ações de protesto para os próximos dias
Foto
Em resposta aos seguidos planos de demissão voluntária (PDV) propostos pela General Motors, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) divulgou nesta segunda-feira (02) diversas ações de protesto. O ato inclui assembleias, paralisações na fábrica, manifestações de rua, caravana para Brasília, atos em frente a concessionárias Chevrolet e um ato nacional entre diferentes sindicatos e centrais sindicais.

Não é de hoje que rumores sobre uma possível demissão em massa na unidade fabril da GM no interior paulista rodam os noticiários. Meses atrás a montadora divulgou a intenção de reduzir drasticamente as atividades do setor de montagem de veículos automotores (MVA) da fábrica. Desde então, já foram anunciados dois PDVs e a redução e turnos de trabalho (desde o dia 18 de junho os trabalhadores operam em apenas um turno). Hoje a planta emprega cerca de 7,5 mil funcionários.

Para esfriar os ânimos, uma reunião para discutir o assunto deve ocorrer em dia 23 de julho entre a montadora, o Ministério do Trabalho, a Secretaria Estadual de Trabalho, a prefeitura de São José dos Campos e o sindicato. Segundo a entidade que reúne os trabalhadores, o diretor de assuntos Institucionais da GM, Luiz Moan, comprometeu-se a agendar a reunião com os representantes dos governos federal, estadual e municipal. A confirmação será feita na próxima semana.

Ao que tudo indica, a GM não encontra mais demanda para a existência da linha de montagem de São José dos Campos, já que por lá são produzidos modelos que estão deixando a gama de produtos da montadora, como o Corsa, a Meriva e a Zafira. Além desses, também são montados por lá o sedã compacto popular Classic e a picape S10, além de motores, transmissões e componentes de plástico injetado e estamparia.

O hatch Corsa já está nos seus últimos meses de vida. Além do Chevrolet Agile, o lançamento do chamado projeto Ônix em 2013 irá decretar de vez a sua morte. Já a Meriva e a Zafira deixaram de existir esse mês de uma só vez, com a chegada da minivan Spin e a opção de 5 e 7 lugares. Já o Classic não possui futuro definido. Fontes ligadas a GM afirmam que ele ainda terá uma sobrevida pelo menos até 2014.
Fonte: UOLcarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário