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domingo, 30 de maio de 2010

Quem são os "donos da mídia" no Brasil?

No Brasil, 271 políticos são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação. O Projeto Donos da Mídia cruzou dados da Agência Nacional de Telecomunicações com a lista de prefeitos, governadores, deputados e senadores de todo o país para mapear quais deles são proprietários de veículo de comunicação.

Observe alguns dados estatísticos por partido político:

01º) DEM: 21,4%
02º) PMDB: 17,71%
03º) PSDB: 15,87%
04º) PP: 8,49%
05º) PTB: 5,91%
06º) PSB: 5,9%
07º) PPS: 5,17%
08º) PDT: 4,8%
09º) PL: 4,43%
10º) PT: 3,69%

Dessa maneira, somente o DEM, PMDB e PSDB influenciam diretamente 54,98% dos veículos de comunicação. Ou seja, mais da metade deles.
Além disso, os cinco primeiros partidos da lista são de direita, e juntos dominam 69,38% da imprensa. Ou seja, a cada 10 veículos de comunicação, 7 são dominados e/ou influenciados por partidos políticos de direita.

Agora observe as estatísticas por Estado (políticos ligados a veículos de comunicação):

Minas Gerais: 38 políticos
São Paulo: 28 políticos
Bahia: 24 políticos
Paraná: 23 políticos
Piauí: 17 políticos
Ceará: 15 políticos

Pra variar, São Paulo e Minas Gerais (política café com leite) encabeçam a lista. Há muitos anos O PSDB, DEM e PMDB (em SP) e PSDB e PMDB (em MG) dominam estes Estados, tanto nas zonas metropolitanas quanto no interior. Seriam apenas coincidências?


Há ainda uma questão mais assustadora. Até a conclusão do levantamento, a relação de políticos pode conter imprecisões devido ao grande número de homônimos na lista de sócios. Ou seja, esses dados, que já são alarmantes, referem-se apenas a nomes confirmados, uma vez que há muitos donos, sócios ou diretores de veículos de comunicação que apresentam ocultos ou incógnitos. O número possivelmente é bem maior do que o mostrado na pesquisa.

Há também outra questão a ser apontada. Os dados referentes a este levantamento não incluem os resultados das eleições municipais de 5 de outubro de 2008. Portanto, os prefeitos aqui listados são aqueles cujos mandatos irão até janeiro de 2009.
Entretanto, alguém acredita que os políticos ligados a mídia não conseguiram se reeleger?

Maiores informações, principalmente aos gráficos dos dados estatísticos, podem ser encontradas no site ”Donos da Mídia”.

Fonte:
http://donosdamidia.com.br/levantamento/%20politicos

“Num ambiente de acerbo conflito de interesses, é inimaginável que os meios de comunicação sejam os porta-vozes imparciais do debate político.”

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