Trabalhadores comemoram a conquista do fim do Fator Previdenciário
Senado Federal aprovou por unanimidade, na noite do última quarta-feira (19), a PLV 2/10 que determina o fim do fator previdenciário e concede um reajuste de 7.72% para as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo, medidas que beneficiarão milhões de brasileiros.
Pressionado pelos aposentados e centrais sindicais, o líder governista Romero Jucá manteve no texto o fim do famigerado Fator Previdenciário, que desde que foi implantado achatou sobre maneira aposentadorias e pensões, acarretando diversas perdas aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
Aprovado sem qualquer alteração, o PLV 2/10 não precisará retornar à Câmara e segue agora para sanção presidencial.
Jucá, que já se declarou várias vezes contrário ao fim do fator, acredita que o presidente Lula vetará sua extinção.
Comemoração
Após a aprovação, o Senado foi tomada por aposentados e representantes do movimentos sindical vindos de diversos estados do Brasil: Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, entre outras localidades.
Após a sanção de Lula, mais de 8,4 milhões de aposentados irão receber o reajuste retroativo ao aumento ofertado no início do ano (referente a janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho).
Luta intensa
As diversas mobilizações unitárias das centrais, atrelada à intensa luta das entidades que defendem os direitos dos aposentados, garantiram mais essa vitória, que representa para os aposentados um ganho real significativo.
A CTB, que sempre lutou pelo fim do fator previdenciário, por entender que é uma medida injusta e desleal aplicada aos trabalhadores que ajudaram na construção desse país, mais uma vez reforça a necessidade de manter a pressão, agora sobre a casa civil, para que o presidente sancione a lei e derrube de uma vez por todas essa herança maldita do nefasto governo FHC.
Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário