GM fecha fábrica de caminhonetes no Canadá
Decisão representa a eliminação de 2.600 postos de trabalho. Desde janeiro, a fábrica só funcionava a um terço de sua capacidade.
A General Motors (GM) fechou nesta quinta-feira (14) uma fábrica de caminhonetes que existia há 44 anos na cidade canadense de Oshawa, a cerca de 60 quilômetros de Toronto, o que representa a eliminação de 2.600 postos de trabalho. O fechamento da instalação faz parte da reestruturação da companhia e foi forçado pela drástica queda da demanda por caminhonetes.
A fábrica chegou a produzir 323 mil veículos em 2000, quando operava com capacidade total e 3.500 trabalhadores. Desde janeiro, a instalação só funcionava a um terço de sua capacidade.
Um analista do setor declarou ao jornal "Toronto Star" que o fechamento definitivo desta fábrica representará a perda de outros 12 mil empregos em empresas relacionadas.
Um estudo da empresa AutomotiveCompass afirmou que, embora a GM tenha se comprometido com as autoridades canadenses a manter 20% de sua produção voltada para a América do Norte no Canadá, é impossível que a empresa cumpra com sua promessa.
O Canadá se comprometeu a liberar 6 bilhões de dólares canadenses (US$ 5,1 bilhões) em ajuda para que a GM mantenha 20% de sua produção para a América do Norte em território canadense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário