Área cultivada no Brasil chega a 68 milhões de hectares
Alavancada principalmente pela expansão da soja, do milho e do algodão herbáceo, a área cultivada no Brasil, em 2011, foi 2,8 milhões de hectares maior do que a de 2010, registrando um crescimento de 4,3% e atingindo um total de 68,1 milhões de hectares.
Os dados são da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), Culturas Temporárias e Permanentes, de 2011, divulgada nesta sex-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa investiga 64 culturas em 5.565 municípios brasileiros. Segundo o IBGE, entre os produtos pesquisados, 48 apresentaram variação positiva de produção e 36, variação da área positiva plantada – com dez dos produtos analisados registrando melhor produtividade, na comparação com 2010. Os dados do levantamento indicam, ainda, que o valor da produção agrícola alcançou 195,6 bilhões de reais, um crescimento de 27,1% em relação ao ano anterior, impulsionado de maneira geral pela elevação dos preços dos produtos agrícolas, que vêm registrando alta desde 2010 nos mercados interno e externo.
Os produtos que mais se destacaram no aumento do valor da produção foram a soja (34,9%); a cana-de-açúcar (38,6%); e o milho (46,4%). Apesar de registrar uma redução na produção, segundo o IBGE, “devido à alternância de anos de alta e de baixa produtividade”, o café também se destacou ao obter uma valorização absoluta da produção, de 40,1%. Estimulado pelos bons preços do produto na época do plantio, o algodão herbáceo se destacou com um aumento da produção de 76,2%, em decorrência da elevação do volume plantado.
A pesquisa da Produção Agrícola Municipal de 2011, segundo o IBGE, registrou também que a ocorrência de boas condições climáticas, principalmente do final de 2010 para o primeiro trimestre de 2011, como fator determinante para o bom desempenho de algumas culturas – o que fez com que, entre as 64 culturas pesquisadas, 23 apresentassem recordes de produtividade média nacional, com destaque para a soja, o arroz e o feijão, produtos que compõem a cesta básica da população.
Recorde na produção de grãos
Segundo o levantamento, a produção de grãos – algodão herbáceo e arbóreo, amendoim, arroz, aveia, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo, triticale – tiveram safra recorde em 2011, atingindo 159,4 milhões de toneladas, superando em 6,8% o recorde atingido em 2010. O valor de produção dos grãos ficou em 94,7 bilhões de reais, um aumento de 32,7% em relação a 2010.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário