Termo de compromisso que garante a instalação da primeira planta da Jac Motors no Brasil, em Camaçari, foi assinado na manhã desta terça-feira (4), na Cidade do Saber, entre o prefeito Luiz Caetano e representantes da montadora chinesa. A direação da montadora chegou a anunciar a suspensão dos planos de expansão no Brasil, incluindo a desistência de instalar a fábrica de Camaçari, caso o governo não estendesse aos veículos importados o benefício de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida aos carros nacionais.
A previsão é de que as obras de terraplanagem, que marcam o começo da construção, sejam iniciadas em outubro, logo após a votação da Medida Provisória 563/12 que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), já aprovada pela Câmara Federal.
O prefeito Caetano classifica a vinda da montadora chinesa de veículos como um momento importante para o município. “A chegada da Jac Motors fomenta o desenvolvimento econômico de Camaçari, amplia o setor automotivo da cidade e diversifica a variedade de segmentos do Polo Industrial”, ressaltou Caetano.
Segundo ele, o treinamento dos profissionais que irão trabalhar na montadora será oferecido por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Jac Motors. A previsão é de que sejam abertos 3.5 mil postos de trabalho diretos e aproximadamente 10 mil indiretos. A expectativa é que 80% dos empregos gerados sejam aproveitados por moradores do município e cidades vizinhas.
De acordo com o diretor operacional da Jac Motors, Marcos Donizetti, a localização, o desenvolvimento de Camaçari e a existência do Polo Industrial foram fatores determinantes para a escolha do município para instalação da unidade. Ele ainda revelou que a montadora “realiza fortes negociações para atrair empresas do ramo de autopeças para Camaçari, juntamente com a Jac”.
O projeto da Jac Motors contempla, além da fábrica, a construção de um Centro de Distribuição e de uma escola de Ensino Médio com capacidade para atender até 5 mil alunos em tempo integral, esta última, será construída no intuito de fortalecer o vínculo social com a população.
O secretário da Fazenda, Paulo Cezar Gomes, informou que a administração municipal vai formar um grupo gestor para acompanhar o processo de abertura, implantação e mecanismos de controle operacional da fábrica, incluindo os critérios de capacitação e treinamento de mão de obra e a concessão de licenças.
àra o secretário de Relações Institucionais (Serin), Djalma Machado, a instalação da Jac Motors em Camaçari consolida o segmento automotivo no Nordeste e consequentemente na Bahia.
Implantada em um terreno de 5 milhões de metros quadrados, com previsão para 200 mil metros quadrados de área construída, a unidade da Jac Motors em Camaçari fabricará 120 mil veículos por ano.
Fonte: Camaçari Agora 05/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário