Blog Tradução

terça-feira, 22 de maio de 2012

Governo britânico é acusado de favorecer ilegalmente a GM no caso do Astra

Governo britânico é acusado de favorecer ilegalmente a GM no caso do Astra

Imprensa alemã afirma que General Motors obteve subsídios ilegais para manter produção no Astra na Inglaterra

A General Motors divulgou recentemente que a próxima geração do Astra será produzida apenas nas unidades da Vauxhall em Ellesmere Port, na Inglaterra, e da Opel em Gliwice, na Polônia. Com a decisão, o modelo deixará de ser fabricado na Alemanha pela primeira vez desde o seu lançamento, em 1991. De acordo com a nova estratégia da GM, a linha de produção de Rüsselsheim, na Alemanha, deixa de fabricar o Astra a partir de 2015. Mas a agência alemã DPA publicou uma reportagem em que afirma que o governo britânico ofereceu subsídios ilegais para a GM manter a produção do carro em Ellesmere Port.

Segundo a reportagem, o chefe de produção da Opel, Wolfgang Schaefer-Klug, afirma que promessas ilegais feitas pelo governo do Reino Unido influenciaram na decisão da montadora norte-americana. A fonte garante que produzir um Astra em Rüsselsheim é € 219 mais barato que fabricar o mesmo veículo na Inglaterra. Em resposta aos comentários do funcionário, a Opel apenas defendeu que o governo britânico pode fazer uso dos mecanismos existentes para atrair ou manter investimentos para a indústria local.

O cenário após o anúncio da General Motors é de total receio por parte dos empregados da Opel na Alemanha. Com as linhas de produção do Astra na fábrica de Rüsselsheim desocupadas, o temor é que a produção da unidade de Bochum, também na Alemanha, seja encerrada e deslocada para Rüsselsheim. O sindicato afirma que até 2014 a Opel não pode tomar esta decisão, mas o contrato de trabalho dos funcionários vence nesta data. Em 2010, a GM já havia fechado uma fábrica na Antuérpia, Bélgica, que também produzia o Astra.
Fonte:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário