Blog Tradução

segunda-feira, 5 de março de 2012

Chapa 1 vence eleição do Sindicato dos Metalúrgicos em São José

Antonio Ferreira Barros, o ‘Macapá’, é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José. Com 57% dos votos válidos, o candidato da Conlutas venceu Nilson Araya, o ‘Chileno’, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que obteve 42% dos votos.
Macapá assume o comando da entidade no dia 23 de maio. Seu mandato é válido para o triênio 2012-2015.

Apesar da vitória, o candidato da Conlutas ‘amargou’ a perda de sua base eleitoral, a General Motors, maior colégio eleitoral da categoria.
Segundo membros da CTB, a chapa 2 alcançou votação de 70% na GM --nenhum membro da comissão eleitoral foi localizado para confirmar os números. Macapá admitiu a derrota na montadora, mas atribui o resultado a uma campanha da empresa em prol da chapa 2.
“A GM foi uma empresa que tentou mudar o curso da eleição, demitindo companheiros, criando um clima de insegurança. Mas o importante é que conseguimos o apoio dos trabalhadores. Você não consegue administrar um sindicato com uma só empresa”, disse.
Entre as fábricas em que a votação da Conlutas foi mais expressiva estão a Embraer e as empresas da Assecre (Associação das Empresas das Chácaras Reunidas).

Comemoração. A derrota não desanimou Chileno. Na reta final da apuração das 59 urnas, já com a vitória de Macapá confirmada, o candidato da CTB esbanjava bom humor com a votação recebida.
“Esse resultado é uma vitória para nós. Foram três meses de campanha, sem dinheiro, com Carnaval no meio da campanha e ainda assim ganhamos de lavada na GM”, afirmou Araya, que prometeu voltar à disputa daqui a três anos.
“Foi uma grande experiência, continuaremos firmes. Esse resultado é o começo da derrota deles daqui a três anos”, afirmou. Foi a primeira vez que a CTB disputou o comando da entidade.


Eleição. Os 11.638 votos deste ano estabeleceram novo recorde de participação em uma eleição da categoria metalúrgica.
O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São José, Almir Fernandes, creditou o número de votantes ao desejo de mudança da categoria.
“(Os votos) mostram que a rejeição deles (Conlutas) é muito grande. Mesmo com a máquina na mão, o resultado por apertado”, disse.
O secretário de Relações do Trabalho, José Luís Nunes, afirmou que a reeleição da Conlutas pode prejudicar a atração de investimentos.
“Vejo este resultado com muito receio. Muita gente estava acompanhando essa eleição. Com essa direção, perdemos mais investimentos do que ganhamos”, disse.

Meta é lutar por investimentos

Logo após ser declarado vencedor, próximo das 11h, na escola Estadual João Cursino, local da apuração, Macapá prometeu lutar por novos investimentos para a região.
O futuro da unidade da General Motors em São José será uma de suas prioridades.
“Vamos discutir com a direção da empresa os investimentos para o próximo triênio. Os trabalhadores optaram pela continuidade do nosso projeto e, com isso, o sindicato ganha fôlego para trabalhar”, disse.
O novo presidente, de 31 anos, salientou que a estratégia de renovação da chapa, com candidatos mais jovens, foi determinante para a vitória e se disse preparado para os desafios do seu mandato.
“Os desafios são grandes. A perspectiva é de crescimento do setor metalúrgico, temos projetos importantes na região, fortalecimento do setor de defesa e também de aviação. Por isso, foi uma vitória muito importante”, afirmou.

Chapa. O vice-presidente do sindicato será Hebert Claros, da Embraer, e o secretário-geral Luiz Carlos Prates, o Mancha, da GM.

A ELEIÇÃO

votos válidos
Conlutas: 57,68%
CTB: 42,32%

número de votos
Conlutas: 6.551
CTB: 4.806
Brancos/ Nulos: 281

participação
Dos 15 mil sócios aptos a votar, 11.638 participaram da eleição, maior número de votos em um pleito da entidade

vencedor
Antonio Ferreira Barros, o Macapá, tem 31 anos e trabalha como operador de CKD na G M desde 2007. É diretor do sindicato desde 2009, estando à frente das negociações da campanha salarial e melhores condições da categoria

Diretoria
O vice-presidente eleito é Herbert Claros, da Embraer. Já o secretário-geral segue sendo Luiz Carlos Prates, o Mancha

mandato
Macapá assume presidência do sindicato no dia 23 de maio. Mandato é válido para o triênio 2012-2015

Fonte: Ovale

Nenhum comentário:

Postar um comentário