2º Congresso Estadual comprova crescimento da CTB-SP
Em torno de 420 delegados e delegadas, de mais de 40 sindicatos filiados, compareceram ao 2º Congresso Estadual da CTB São Paulo, que foi realizado neste sábado (01), em Sorocaba, São Paulo.
A mesa de abertura foi coordenada por Helifax Pinto, presidente da CTB SP, e Onofre Gonçalves, secretário geral, e composta por representantes dos sindicatos filiados à Central e membros da direção estadual como Antonio Lopes Carvalho, do Sindicato dos Marceneiros, Helder Paranhos (Professores de Sorocaba), Paulinho (Professores de Campinas), Elci (Servidores Municipais de Salto de Pirapora), Wagner Rodrigues (Municipais de Ribeirão Preto), Perla (Educação Ribeirão Pires) e Fabiana Generoso (Sintratel).
Crescimento no Estado
Integrando a mesa, Wagner Gomes, presidente da CTB Nacional, saudou os presentes e reafirmou a disposição da CTB na luta pelos direitos dos trabalhadores em todo país e a importância da unidade entre as centrais sindicais para garantir uma bandeira única de luta dos trabalhadores. “A CTB veio para fortalecer os trabalhadores e trabalhadoras do país sendo plural e democrática e está demonstrando isso. Estamos fazendo todo um esforço para unir as centrais sindicais para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora. E esse crescimento que estamos tendo em São Paulo é decisivo para podermos continuar avançando", afirmou.
O presidente da Central enfatizou a importância do papel desempenhado pela CTB-SP e de seu notável crescimento desde a fundação. "Temos tido importantes avanços para a classe trabalhadora, mas precisamos avançar nas conquistas levantando as bandeiras que vão garantir esses novos avanços e mantendo a luta ativa. Estamos inseridos nos conselhos mais importantes de defesa dos trabalhadores”, concluiu.
Com a presença de parlamentares, o ato político que sucedeu a cerimônia de abertura contou com a participação do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), vereador Élcio Batista, do PSB de Campinas, Milton Sanches, presidente do PDT Sorocabana, deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB), a ex-deputada Iara Bernardi (PT) e o vereador Isidio de Brito Corrêa, representante da CUT e dos Metalúrgicos de Campinas.
Pela classe trabalhadora
Aldo Rebelo relembrou os fatos e lutas que marcaram a história do Estado e sua importância para o desenvolvimento do país e para os trabalhadores. “São Paulo é o Estado que tem dado a força para a luta dos trabalhadores de todo país. Ele ajudou a construir esse território nacional e o berço da luta do movimento operário. É uma grande responsabilidade da CTB dirigir a Central dentro do Estado”, ressaltou o deputado.
Aldo lembrou a necessidade de manter a unidade no movimento sindical em prol da classe trabalhadora. “O Conclat (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora) será um grande evento. Uma forma de construir uma plataforma unitária em defesa dos direitos dos trabalhadores”, salientou o deputado.
Já o vereador Élcio Batista, advogado há 15 anos, acredita que o crescimento da Central se deva ao seu caráter de luta e defesa dos trabalhadores. “Como advogado trabalhista estou inserido na luta dos trabalhadores há 15 anos, conhecendo suas demandas e necessidades. E vejo na CTB, uma Central que não nos furtamos em fazer parte, uma entidade forte que luta pelos direitos dos trabalhadores. Uma força que construímos ao lado de trabalhadores e trabalhadoras”, frisou o parlamentar.
Sob nova direção
As atividades da manhã foram encerradas com a leitura e aprovação do Regimento Interno. Na parte da tarde, seguindo a programação, foram debatidos o balanço da CTB no Estado, o plano de lutas e os textos para o 2º Congresso Nacional da Central.
Após os debates e sugestões de emenda em plenário acerca do plano de lutas da entidade foram colocados em votação os nomes para a nova direção da entidade no período 2009-2013. A chapa única, encabeçada por Onofre Gonçalves de Jesus, foi eleita por unanimidade dos votos dos delegados. A escolha foi saudada com entusiasmo pelos presentes.
Indagado sobre as perspectivas para o próximo período, o presidente eleito, Onofre Gonçalves, que também é diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da Federação Nacional dos Metroviários, acredita que a CTB-SP desempenhará um papel muito importante para o crescimento da Nacional. “Vamos continuar com o trabalho iniciado na gestão anterior. É uma responsabilidade muito grande continuar esse trabalho de consolidação da Central em São Paulo.
"Vamos lutar para nos tornamos a terceira maior central e isso vai depender do esforço para filiarmos e agregarmos cada vez mais sindicatos à nossa luta. Entendemos que essa crise está aí e os trabalhadores ao lado das centrais têm que participar", frisou.
O presidente recém eleito reafirmou o compromisso classista da entidade. “A CTB SP vai ter uma agenda de lutas para o próximo período. E é com sagacidade que vamos crescer cada vez mais. Sabemos que podemos contar com companheiros de categorias valorosas e representativas em Jaguariúna, Sorocaba, Salto de Pirapora, Campinas, dentre outras que estarão ao nosso lado buscando novas entidades para fortalecer a luta da classe trabalhadora”, conclui sem disfarçar a satisfação.
Cinthia Ribas - Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário