Com o objetivo de debater e encaminhar os preparativos para o II Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Paulo, a 3º Reunião da Direção Plena da Central.
Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, a central tem dado provas de sua consolidação e crescimento nos Estados. “Nosso desafio, além de fazer a luta política, é participar das discussões e fazer a consolidação das direções estaduais. Essa é uma de nossas prioridades. Outro ponto importante será a realização do nosso congresso com debate das teses que irão orientar as lutas da central para os próximos quatro anos”, afirmou o presidente.
CrescimentoPara o presidente da CTB, Wagner Gomes, a central tem dado provas de sua consolidação e crescimento nos Estados. “Nosso desafio, além de fazer a luta política, é participar das discussões e fazer a consolidação das direções estaduais. Essa é uma de nossas prioridades. Outro ponto importante será a realização do nosso congresso com debate das teses que irão orientar as lutas da central para os próximos quatro anos”, afirmou o presidente.
A direção nacional da CTB vai acompanhar os encontros estaduais preparativos do 2º Congresso da CTB. “Nós estamos convictos que o crescimento da CTB nos estados é fruto do debate democrático que estamos estabelecendo, pois sem CTB Estadual forte, não existe CTB nacional forte”, conclui Wagner Gomes.
Estamos chegando às vésperas do 2º Congresso com a CTB em fase de grande expansão. Já temos 600 sindicatos filiados e desses 350 já estão com a filiação regularizada no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Segundo matéria publicada no jornal “Folha de São Paulo”, a CTB foi a central que mais cresceu no depois que as centrais conquistaram sua legalidade. “E ainda temos muito a crescer. Somos a quarta central em número de sindicalizados e nosso objetivo é alcançarmos o terceiro lugar. Hoje estamos representados em todos os ramos e segmentos de trabalhadores do Brasil”.
Em todos os setores
Além do crescimento da central nos Estados, foi lembrada a constante preocupação com as especificidades e necessidades de cada setor do movimento sindical. Para os presentes, a CTB tem cumprido esse papel, com os trabalhadores nos diversos ramos sabendo diferenciar suas demandas.
Hilário Gotsellig, diretor da CTB e presidente da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina), frisou a importância que a Central tem dado ao campo. “Mesmo com nossas deficiências iniciais, somos a única Central que coloca os rurais como um setor importante da economia e da sociedade”.
Em sua opinião, a CTB ainda tem suas falhas por ser recém nascida, mas seu crescimento tem dado provas de que está no caminho correto. “Hoje a CTB já é referência nacional, tanto nos setores urbano e rural, como no governo e relações internacionais. Chegarmos a dois anos de fundação com uma central consolidada, com essa representatividade e esse reconhecimento, não é para qualquer um”, salientou Gottselig.
Ampla e plural
Odilon Braga, diretor do Sindmar (Sindicato dos Marítimos), presente na reunião, acredita que o crescimento da CTB se deve ao papel que ela tem cumprido em todos os setores. “Nós, do Sindmar, que nunca fomos filiados a nenhuma central, nos filiamos à CTB por nos identificarmos com sua corrente de pensamento”.
Na concepção de Odilon, os marítimos estão em um processo de adaptação, por nunca terem sido ligados a nenhuma central. “A partir da nossa filiação outras entidades estão seguindo o exemplo e nosso objetivo é levar as demais entidades do setor a se filiarem. Temos certeza que ela será diferente das centrais que já existem e fará a diferença no movimento sindical. Assim como nossa entidade fará diferença dentro da central. Por sermos ligados ao sindicalismo internacional, foi mais fácil entender esse cenário mundial e trazer exemplos e correções para dentro da CTB, um papel bem cumprido pelo companheiro Severino, que é reconhecido internacionalmente”, lembrou.
Preparação para Congresso
Foram também apresentadas e debatidas as teses que orientarão as discussões durante o II Congresso. Com o lema do 2º Congresso, Unidade para enfrentar a crise, as teses que irão compor o documento foram debatidas e aperfeiçoadas. Em breve os documentos, que servirão de base aos debates nos congressos estaduais, serão publicados no Portal da CTB.
Cinthia Ribas - Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário