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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Não perturbe meu emprego

Lei 13.226, do governo estadual de São Paulo, passa a Serra em 25 mil empregos em troca de uma falsa tranqüilidade

A grande imprensa está fazendo uma forte propaganda nos últimos dias da Lei Estadual 13.226, que entrou em vigor no final de março em São Paulo. Esta lei cria um cadastro de pessoas que não querem mais receber telefonemas de empresas de Telemarketing/Call Centers. Ensinam didaticamente como o leitor, ouvinte ou telespectador pode se cadastrar. Mas nada falam dos empregos que estão sendo eliminados em todo o estado.

São nada menos de 25 mil vagas serradas somente na região metropolitana de São Paulo. O setor emprega cerca de 350 mil trabalhadores no estado, o que indica um forte impacto. E isso ocorre justamente num momento em que a sociedade se mobiliza contra a onda de demissões que se move na esteira da crise econômica mundial que atinge também o país.

Esta lei sancionada pelo Governador José Serra, antes de tudo, discrimina o setor de Telemarketing/Call Center. Por que a propaganda, o esclarecimento ao consumidor e o oferecimento de produtos pode ser proibido por telefone e não em outras mídias? Para ser coerente, o governo deveria dar direito de escolha ao público da televisão, por exemplo. Ou seja, quem não quer ver comercial no meio do filme ou da novela, é só se cadastrar e estará livre deste incômodo.

Nós trabalhadores (as) em telemarketing/teleatendimento defendemos a regulamentação do setor e da profissão, havendo amplo debate com a sociedade, trabalhadores (as) e órgãos regulamentadores.

O Telemarketing é um setor jovem e promissor, sobretudo pelo seu potencial de criar emprego entre os jovens, que a cada dia encontram mais dificuldades para ascender ao mercado de trabalho. Ele precisa ser regulamentado, e não discriminado e proibido. A recente regulamentação do SAC pelo governo federal, após extensos debates com participação de todos os setores envolvidos, é um exemplo do que e como deve ser feita a regulamentação do setor. E mostra o quanto é lamentável o que está ocorrendo em São Paulo.

O Sintratel – Sindicato dos Trabalhadores (as) em Telemarketing defende a ampla participação da sociedade, especialmente dos empresários e trabalhadores (as) em todos os projetos de lei que versem sobre o Telemarketing/Call Center e que, direta ou indiretamente, afetam aos interesses dos trabalhadores (as) que representam. O principio democrático deve permear toda e qualquer discussão acerca dos temas que interressama sociedade brasileira e portanto, nesse sentido ressaltamos nossa indignação pela implementação da Lei de Bloqueio as Ligações de Telemarketing.

Pela defesa e manutenção aos empregos em Telemarketing!

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