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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Anfavea prevê até 3,98 milhões de carros em 2013

Expectativa é que volume de vendas no mercado interno cresça até 4,5%

Anfavea prevê até 3,98 milhões de carros em 2013
Apesar da expectativa de crescimento no volume de vendas em novembro em comparação à outubro - mês em que a presidente Dilma Roussef anunciou a prorrogação do IPI mais baixo -, o número foi 8,7% menor. Foram licenciadas 311.800 unidades no mês passado contra 341.600 no anterior, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A produção também caiu. Foram 301.700 unidades em novembro versus 318.700 em outubro. A queda foi de 5,3%. "Contando os dias úteis, no entanto, a média foi a mesma. Foram cerca de 14 mil unidades por dia em cada mês. Não houve retração. O ritmo continua bom", analisou o presidente da entidade Cledorvino Belini.
 
Até o final do ano, deverá haver uma expansão de 4,5% em relação à 2011, enquanto os números de produção deverão diminuir 1,5% no período considerado. No acumulado, foram 3,08 milhões de unidades produzidas e 3,44 milhões licenciadas. Belini anunciou a previsão para o ano que vem. Espera-se que sejam comercializados entre 3,94 mi e 3,98 milhões de veículos, valor que representa aumento de 3,5% a 4,5% em comparação à 2012. A produção deverá crescer 4,5%, totalizando até 3,51 milhões de caros. As exportações continuarão em queda, com cerca de 5%.
Em janeiro, a taxa sobre os produtos industrializados voltará ao patamar máximo de 25%, de acordo com a motorização. "Historicamente, janeiro e fevereiro são meses fracos. A previsão já conta com este comportamento", disse Belini. O executivo salientou, no entanto, que o governo ainda pode trabalhar a alíquota de forma a favorecer os consumidores e a indústria.
 
Participação dos 1.0 mantém queda - seguindo os números de 2011, quando os populares registraram participação de 45,2% - enquanto os modelos com motorização entre 1.0 e 2.0 litros corresponderam a 53,2% do mercado -, em 2012, a diferença aumentou, mesmo com a redução do IPI para o segmento de entrada. Entre janeiro e novembro deste ano, os populares ficaram com 41,7% do mercado. Já os carros com motor de 1,0 a 2,0 litros já atingiram 57,5% de participação.
 
Fonte: UOLcarros

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