Blog Tradução

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Campanha de libertação de antiterroristas cubanos chegará à Antártica.
A luta pelo regresso a sua pátria de cinco antiterroristas cubanos, injustamente condenados nos Estados Unidos, chegará à Antártica, onde se colocará um cartaz com sua imagem, indicou hoje um representante de uma expedição polar.

Vladimir Koshliev, chefe da citada expedição, chegará no próximo dia 24 à Antártica, onde instalará o cartaz que reclama justiça para Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González, conhecidos internacionalmente como os Cinco.

A viagem será através do Chile e dali voaremos à ilha King George, onde se encontram sete estações polares, como o aeroporto chileno e as bases da China, Rússia, Argentina, Uruguai, Brasil e Polônia, entre outros, declarou Koshliev à Prensa Latina.

A intenção é situar o cartaz no poste do citado aeroporto que sinaliza as distâncias desse ponto a diferentes cidades no mundo, onde muitos dos quase 60 mil turistas que vão anualmente a essa região tomam fotos, explicou.

Quando levantemos o cartaz e a bandeira de Cuba, Rússia, Cazaquistão, Bielorússia e Ucrânia, se apreciará a solidariedade que existe com Os Cinco no mundo e como lutam por sua libertação, apontou.

Tal ação demonstrará que o combate por seu regresso à pátria se leva a cabo em seis continentes do nosso planeta, sublinhou.

Durante uma atividade nesta capital para despedir-se do chefe da expedição, a coordenadora do Comitê russo pela causa dos Cinco, Lena Loshkina, leu várias mensagens de apoio à ação.

Grupos de solidariedade à ilha e pela libertação dos antiterroristas cubanos em Tiumen, Novisibirsk, Leningrado, e correspondentes do canal de televisão alternativa Krasnaya TV em Samara, Ucrânia e Israel, expressaram seu apoio à inédita ação.

O conselheiro segundo da missão da Embaixada cubana na Rússia, Alejandro Simanca, afirmou que esta ação se unirá à grande pressão internacional sobre os Estados Unidos para libertar aos Cinco.

Por seu lado, a primeira secretária Maysu Ystokazu destacou que os cinco heróis são exponentes dos melhores valores do povo cubano.

No encontro, participaram várias organizações de solidariedade a Cuba e residentes cubanos na Rússia. Um deles, Diosvani Álvarez, recitou uma poesia sobre Os Cinco.

O cartaz dos antiterroristas cubanos, que já voou em um balão aerostático com a imagem de Ernesto Che Guevara, foi exposta em uma caravana de autos por esta capital e se mostra nas jornadas de cinco pelos cinco, em frente à Embaixada estadunidense na Rússia.

Fonte: Patrialatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário