Governo estuda criar ‘PAC’ para mercado de trabalho
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estuda criar um programa para qualificar trabalhadores que estão no mercado de trabalho e fora dele, que está sendo chamado de “PAQ” (Programa de Aceleração da Qualificação). “Já existe o PAC com ‘C’, o Programa de Aceleração do Crescimento. Agora queremos um PAC com ‘Q’, de qualificação”, disse Lupi.
“A qualificação tem de estar em pauta já que o País vai
sediar eventos como a Olimpíada e a Copa do Mundo. É uma oportunidade para que principalmente o setor de serviços e o da construção civil possam se expandir e capacitar seus trabalhadores”, acrescenta. O ministro pretende formatar o programa, que deverá envolver todas as regiões e setores econômicos, em cerca de três meses.
Em 2009, cerca de 900 mil vagas ofertadas pelo sistema público de emprego e renda do ministério, o Sine (Sistema Nacional de Emprego), não foram preenchidas por falta de habilitação dos candidatos. Por isso, o ministério pretende mapear a mão de obra que busca emprego e não consegue, para depois fazer o planejamento dos cursos úteis para esses trabalhadores.
Fonte: jornal Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário