INSS começa a enviar cartas para avisar quem tem direito a se aposentar
Segurado que pode se aposentar por idade será alertado.
Carta será enviada neste mês a quem faz aniversário em julho.
Mesmo com greve no INSS, segurado pode comparecer ao posto, diz ministro Com arrecadação recorde, déficit do INSS tem 1ª queda do ano em maio Greve do INSS entra na segunda semana
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a partir desta quarta-feira (24) a enviar cartas à casa de quem pode se aposentar por idade. O aviso será enviado no mês anterior ao aniversário do segurado; segundo o INSS, serão enviadas até o final de junho as cartas a quem faz aniversário e passa a ter direito ao benefício em julho.
Depois de receber a carta, o segurado deve esperar seu aniversário e então agendar seu atendimento na agência do INSS, o que pode ser feito pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo ou público) ou pelo site da Previdência.
Na carta, vão constar, além dos dados do segurado, o valor estimado do benefício e um código de segurança, que a pessoa pode usar para verificar que a carta veio mesmo do INSS, segundo o órgão. Essa verificação também pode ser feita pelo site da Previdência ou pelo telefone 135.
De acordo com o INSS, o segurado que acreditar que tem direito ao benefício por idade e não receber a carta deve agendar seu atendimento normalmente em uma agência do INSS.
Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia anunciado o envio das cartas a partir de junho. Também em janeiro, começou a funcionar o sistema de concessão de aposentadoria em 30 minutos nas agências do INSS, para quem pode se aposentar por idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário