Blog Tradução

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trailblazer coloca Chevrolet de volta entre os SUVs

Com mecânica acertada e visual moderno, modelo busca voltar a um mercado que a Chevrolet deixou com fim do Blazer

           
Chevrolet Trailblazer
 Quando o Chevrolt Agile foi lançado, em 2009, a percepção que se teve com os grandes farois e grade dianteira pronunciada foi que os elementos pareciam pertencer a um utilitário esportivo. Com a apresentação do Trailblazer, a linguagem visual da Chevrolet faz sentido. O lançamento coloca a marca de volta ao segmento dos SUV´s, mercado que deixou quando o Blazer foi descontinuado. As armas para esse retorno? Design e mecânica.
Aos olhos, o Trailblazer apresenta linhas simples, mas sem exageros, já que o carro tem 1,8 m de altura, 2,1 m de largura e 4,9 m de comprimento. Com a grande grade bipartida e logo da Chevrolet ao centro, o modelo se mostra imponente. O resultado é um carro que não tenta disfarçar suas dimensões, mas sem ser extravagante.

Por R$ 145.450, a Chevrolet oferece o Trailblazer com motor 3.6 V6 a gasolina com 239 cv de potência e 33,5 kgfm de torque. Se o comprador procurar mais resistência e autonomia, terá de desembolsar R$ 175.450 pela versão com motorização a diesel, com 2,8 litros de cilindrada, 180 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. Todos os modelos possuem tração nas quatro rodas com reduzida e câmbio automático de seis marchas. Pela faixa de preço, a briga do lançamento será com Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Dakar.
Apesar de utilizar uma estrutura antiga de carroceria sobre chassis, o Trailblazer guarda alguns trunfos de tecnologia na manga, como o sistema de suspensão traseira, que aposentou os antiquados feixes de mola a favor de um sistema com amortecedor convencional e molas helicoidais presas ao chassis por cinco pontos de fixação. O sistema que permite escolher entre tração traseira, integral ou integral reduzida e funciona por meio de um botão no console. A tecnologia permite a transição entre 4x2 e 4x4 a uma velocidades de até 120 km/h.

Por se tratar de um veículo pesado, com 2.157 kg na versão a diesel e 2.087 kg na a gasolina, o Trailblazer conta com uma série de equipamentos de segurança que auxiliam a condução tanto dentro como fora da estrada. São de fábrica os quatro discos de freio, ABS com EBD, controles de estabilidade e anticapotamento, sistema de partida em rampa e o controle de frenagem em descidas, que permite que o carro passe por rampas em baixas velocidades sem que o motorista precise acionar os freios.

Do antigo Blazer não restou nada

Esqueça qualquer associação com o Blazer. Oferecido em versão única, a LTZ, ambas as configurações de motor possuem de fábrica sete assentos, rodas de 18", airbags do tipo cortina que cobrem as três fileiras, ar-condicionado digital com controle independente para os bancos traseiros, assentos com acabamento em couro e ajuste elétrico do banco do motorista. Além disso, equipamentos como navegador por GPS, faróis de xenônio, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro poderão ser adquiridos nas concessionárias.

Avaliado na versão com motorização a diesel, o Trailblazer compensa o interior simples com um desempenho que faz esquecer o peso de mais de duas toneladas. O modelo arranca bem e mantém velocidade de até 120 km/h com folga, já que o tacômetro marca menos de 2.000 rpm nessa situação. Dinamicamente, o carro oscila mais em curvas devido à sua altura e peso, mas não passa insegurança. O sistema de direção hidráulica é um pouco pesado no uso urbano, mas está bem acertado para rodovias e velocidades mais altas.

A transmissão também satisfaz, com trocas suaves e respostas rápidas às investidas do acelerador. Ao contrário de outros modelos da Chevrolet com câmbio automático, como o Sonic e a Spin, o comando das trocas de marcha no modo manual é feito por meio da alavanca, não por um botão na lateral da peça.
No interior há versatilidade do espaço. Sem apertos nas duas primeiras fileiras, o carro acomoda bem os ocupantes. Os dois assentos que ficam no porta-malas são mais indicados para o uso por crianças, mas adultos de 1,70 m ainda conseguem usá-los sem dificuldades. Para acessá-los, basta puxa a alavanca da segunda fileira, que se abaixa e uma mola completa o movimento de rebatimento do banco sem grande esforço. Com os sete assentos em uso, o Trailblazer é capaz de levar 235 litros de bagagem. Se a última fileira não estiver sendo usada, a capacidade do bagageiro vai a 878 litros.
Apesar de todos os equipamentos oferecidos e do interior acabado em dois tons (cinza e bege), o Trailblazer não parece tão requintado quanto o preço de tabela sugere. Muitos comandos, como o das setas, são comuns a outros carros da marca e a profusão de plásticos dentro da cabine é grande.

Modelo encerra lançamentos em 2012 - Com o Trailblazer, a Chevrolet lançou um total de nove modelos desde que deu início à renovação de seu portfólio no Brasil, no final do ano passado, com a introdução do Cruze. Na sequência, vieram Cobalt, S-10, Cruze Sport6, Sonic (hatch e sedã), Spin e Onix. O vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, afirmou, no entanto, que "teremos novidades já no primeiro trimestre de 2013". Apesar de não ter citado nomes, o modelo mais provável para esse lançamento é a versão sedã do Onix, cuja facbricação será em Gravataí (RS), de onde já sai o Onix hatch.
 
Fonte: Uolcarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário