Blog Tradução

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Indústria de automóveis bate recorde de vendas em agostoNunca se vendeu tanto carro no país. No mês passado, foram 405 mil.

 Uma marca histórica para a indústria automobilística brasileira. Nunca se venderam tantos veículos num único mês como em agosto. O recorde foi impulsionado pelas vendas de carros.
Foram mais de 400 mil unidades comercializadas no mês passado.
O setor comemora também os bons números do acumulado do ano. As vendas devem fechar o ano com um crescimento de 8%.
Nunca se vendeu tanto carro no país. No mês passado, foram 405 mil. Somando caminhões e ônibus, 420 mil.
“Foi realmente o melhor mês da indústria automobilística, desde que ela se instalou no país”, afirma Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave.
As vendas cresceram por causa da oferta maior de crédito. De cada dez carros que saíram de uma loja, seis foram financiados. Mas o principal motivo é que em agosto houve uma corrida às concessionárias. Muita gente antecipou a compra temendo o fim do desconto do IPI, que acabou prorrogado até outubro.
Para Teresa Fernandez, especialista no setor, as vendas devem fechar o ano em alta, mesmo sem repetir o desempenho do mês passado. “Ainda em um patamar alto. Nós estamos achando que talvez 15 ou 16 mil carros, que ainda é bastante forte. E que vai significar no final do ano um crescimento que pode superar os 8%”, afirma a economista.
Uma rede de concessionárias diz que conseguiu dobrar as vendas com a redução do IPI. No início do ano, vendia em média 700 carros por mês. No mês passado, foram 1,4 mil. Para alguns modelos, os lançamentos têm até fila de espera de 60 dias.
“Os estoques se esgotaram e os clientes entraram em uma fila de espera em uma ordem de produção e estão aguardando. E a gente espera entregar esse carro com a redução do IPI”, explica Willyan Almeida, diretor comercial.
Um casal quer trocar de carro pagando menos IPI, mas ficou em dúvida se leva um modelo de 29 mil ou outro, mais moderno, e que custa o dobro. Pelo menos uma coisa já está definida.
“Vamos viajar de carro novo no final do ano”, brinca o comprador.
A expectativa da Fenabrave, que é a federação dos vendedores de veículos, é que o ano feche com mais de três 3,7 milhões carros vendidos.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário