Blog Tradução

terça-feira, 31 de março de 2009

GM diz que mais fábricas podem fechar

Não cumprimento de metas pode levar montadora à falência.Venda da Hummer continua sendo negociada pelo grupo.

Com crise, modelos Cadillac esperam por um comprador em Denver, nos EUA (Foto: AP)
O novo presidente e executivo-chefe da General Motors (GM), Fritz Henderson, afirmou nesta terça-feira (31) que a empresa pode fechar mais fábricas nos próximos meses, a fim de cumprir os requisitos impostos pelo governo americano.

Henderson respondeu que isso “pode acontecer”, quando foi perguntado sobre se será necessário o fechamento de mais montadoras, e acrescentou que o “fator determinante será a viabilidade”.

A GM já havia adiantado em 17 de fevereiro o fechamento de cinco fábricas de montagem nos Estados Unidos e no Canadá.

Sobre a possibilidade de a GM declarar falência e suspender pagamentos, Henderson disse que essa opção será feita em 1º de junho, caso a empresa não consiga equilibrar seus resultados.

A administração do presidente americano Barack Obama deu 60 dias para que a GM entregue um novo plano de reestruturação, desta vez mais profundo e rápido do que o apresentado em 17 de fevereiro.

Henderson reforçou que a prioridade da GM continua sendo evitar a suspensão de pagamentos, ainda que essa opção possa funcionar para a GM.

“Há mecanismos para ir mais rápido, mas requerem muito mais trabalho. Há riscos, mas também tomaríamos algumas medidas para reduzi-los”, disse.

Sobre as marcas da GM, Henderson disse que, como já havia antecipado, não pôde chegar a um acordo de venda da Hummer, mas que isso pode acontecer nos próximos dias ou semanas e que a empresa está em negociação com alguns interessados.

O presidente da GM também repetiu que no futuro a GM se concentrará em quatro marcas: Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário