Blog Tradução

segunda-feira, 30 de março de 2009

GM confirma saída de Rick Wagoner da presidência

Imprensa dos EUA havia adiantado demissão do executivo neste domingo. Substituição teria sido exigida pela Casa Branca antes de novo pacote.

Rick Wagoner
A montadora General Motors anunciou em comunicado divulgado na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília) a saída de Rick Wagoner da presidência da empresa. Na nota, a GM informa que Fritz Henderson assume o cargo. Reportagens publicadas neste domingo (29) pela imprensa norte-americana, citando fontes da Casa Branca e da empresa, já adiantavam a saída de Wagoner da montadora. O executivo recebeu críticas por sua administração da GM no ano passado, quando parlamentares norte-americanos debateram um plano de resgate às montadoras.

Com o presidente dos EUA, Barack Obama, prestes a anunciar novos repasses de dinheiro para o setor automotivo, a expectativa é que o repasse de mais verbas exija mais concessões dos trabalhadores e também das empresas. A demissão de Wagoner seria uma dessas "moedas de troca". Montadoras como a General Motors e a Chrysler receberam dinheiro do governo no ano passado para continuar atuando no mercado. Juntas, as duas empresas tiveram um aporte de cerca de US$ 17,4 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário