Blog Tradução

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Estados Unidos expulsam três diplomatas venezuelanos


Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (25) a expulsão de três diplomatas venezuelanos. Segundo a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, a medida foi adotada em reciprocidade à expulsão de três diplomatas norte-americanos da Venezuela, na semana passada, acusados de participação nos protestos de oposição ao governo venezuelano.


Segundo a imprensa de Caracas, os diplomatas Víctor Pisani Azpúrua, Luis Cajal e Marcos García Figueredo, funcionários da embaixada venezuelana em Washington, têm 48 horas para deixar o território dos Estados Unidos.

A decisão da expulsão dos diplomatas venezuelanos de Washington foi anunciada no mesmo dia em que a chancelaria venezuelana anunciou o nome do novo embaixador do país nos Estados Unidos. O franco-estadunidense Maximilian Arvelaéz foi embaixador da Venezuela no Brasil, onde fez um importante trabalho de aproximação da embaixada com movimentos sociais brasileiros. Segundo o governo venezuelano, a iniciativa é uma “nova tentativa de restabelecer relações diplomáticas”.

Venezuela e Estados Unidos retiraram seus embaixadores em 2010 e desde então suas missões diplomáticas foram perdendo representação por causa das crescentes tensões bilaterais.

Em outubro, os Estados Unidos expulsaram Calixto Ortega, encarregado de negócios venezuelano em Washington; a segunda secretária da embaixada venezuelana na capital, Mónica Alejandra Sánchez Morales; e a cônsul em Houston, Marisol Gutiérrez de Almeida.

Foi uma resposta à expulsão pela Venezuela da encarregada de negócios de EUA, Kelly Keirderling; além da de Elizabeth Hoffman, da seção política, e a do vice-cônsul Dave Moo, acusados de se reunirem com "a extrema direita venezuelana" para apoiar planos de sabotagem e desestabilização.

Com Agência Brasil e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário