Blog Tradução

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul é homenageado na Câmara dos Deputados

 
Na manhã desta segunda-feira (18), o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região foi homenageado pelos 80 anos de sua fundação em sessão solene na Câmara dos Deputados. A sessão foi requerida pelo Deputado Federal Assis Melo e aprovada por unanimidade.

Estiveram presentes o presidente da Fitmetal (Federação Interestadual dos Trabalhadores Metalúrgicos), Marcelino Rocha; os diretores e o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho; o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Everaldo Vieira e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim.

O Deputado Mauro Benevides (PMDB) iniciou os trabalhos elogiando a iniciativa da homenagem. “Assis Melo é um dos parlamentares mais atuantes desta casa e seu requerimento para esta sessão se justifica pela trajetória brilhante do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, entidade identificada com as principais lutas nacionais”, disse.

Em seu pronunciamento, o Deputado Assis Melo relembrou momentos de luta da entidade, bem como os líderes que fizeram parte da sua história. “Nós destacamos hoje a luta importante desta entidade e dos homens que estiveram à frente da diretoria. Lembro Bruno Segalla e Júlio Costamilan, entre outros que se destacaram no decorrer dos anos”. Assis Melo explicou que a longa e bem-sucedida trajetória da entidade se deve à participação nas atividades social e econômica, mas também na participação da luta política. “Celebrando a história, o Sindicato hoje se dedica ao futuro e às lutas que irão beneficiar os trabalhadores”, explicou. O deputado ressaltou as questões da redução da jornada de trabalho e do fim do fator previdenciário. “Acabar com o fator previdenciário é olhar para o futuro. O Sindicato está engajado nessa e em outras lutas. Essa entidade luta há 80 anos pelos direitos dos homens e mulheres trabalhadores e seguirá neste caminho nos próximos anos”, ressaltou.

O Deputado Onofre Santo Agostinho, do PSD, chamou atenção para a participação dos trabalhadores no crescimento da região de Caxias do Sul e homenageou os fundadores do Sindicato. “Caxias do Sul é uma das cidades que mais cresce no Rio Grande do Sul e isso se deve muito à atuação dos sindicatos e dos trabalhadores. Hoje queremos aqui homenagear os nossos antepassados que iniciaram este trabalho há 80 anos. Imaginem quantas lutas, quantos sofrimentos, quantas prisões e quantas perseguições para a formalização e regulamentação deste Sindicato. Muito obrigado pelo que vocês fizeram e fazem pelos trabalhadores”.


O presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, destacou que, atualmente, os operários de todo o país têm uma representação forte na Câmara dos Deputados. “Hoje os trabalhadores metalúrgicos têm vez e têm voz nesta casa a partir da garantia de uma representação humilde e de destaque à frente da direção do Sindicato, que é a representação do Deputado Assis Melo”.

O presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho, contou um pouco da história da entidade. “Em 06 de março de 1933, nosso Sindicato foi fundado por Adelino Locatelli e outros companheiros, fruto de uma grande luta iniciada nesta região de imigração italiana. Citando o nome de Bruno Segalla, homenageio todos os presidentes que estiveram à frente da entidade.” Também relembrou as lutas que tiveram participação do Sindicato. “Em toda a história do Brasil, o Sindicato esteve à frente das lutas do povo, no Estado Novo, na Ditadura, na redemocratização. Foram 80 anos de várias batalhas e várias lutas.” Velho também destacou a importância da representação dos trabalhadores na Câmara dos Deputados. “Assim como Assis Melo, nós temos que ter mais representantes de trabalhadores nesta casa, porque é por meio da luta política que são feitas as mudanças. Nós precisamos de defensores do povo.” E finalizou: “Este é um momento histórico: um dia vamos contar que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região foi homenageado na Câmara dos Deputados. Hoje vamos voltar para a nossa cidade tendo em mente que o progresso do Brasil passa pelas mãos dos trabalhadores”.

Durante a tarde, os diretores do Sindicato participaram de um debate sobre o projeto de lei 4.597, do Deputado Assis Melo, que propõe uma atualização no inciso primeiro do artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho, estabelecendo que a remuneração por hora extra passe dos atuais 20% para os 50% garantidos pelo inciso XVI do Artigo 7º da Constituição.

No domingo (24) seguem as comemorações pelo aniversário. O Sindicato dos Metalúrgicos e a Universidade de Caxias do Sul promovem o Rock in Concert II, o concerto de outono da Orquestra Sinfônica da UCS em homenagem aos 80 anos da entidade. O evento começa às 10:30 da manhã no estacionamento da UCS TV.

Fonte: Metalúrgicos Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário