rede
As redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes como ferramenta de marketing para as fabricantes traçarem suas estratégias. Pensando nisso, a ACEITA, ferramenta de monitoramento e métricas nas redes sociais, realizou um estudo feito entre os dias 9 e 22 de setembro, que mostra detalhadamente o que as pessoas falaram sobre as seguintes marcas nas redes sociais: Volkswagen, Citroën, Kia, Peugeot, Toyota, Nissan, Honda, Renault, GM, Hyundai, Ford e Fiat.

Entre os recursos disponíveis para ter o máximo de detalhamento sobre o que está sendo comentado por cada marca, destaca-se a possibilidade de criar subcategorias para as citações, por meio de tags e também a análise de sentimento, onde os analistas de mídias sociais classificam todas as citações entre neutras, positivas ou negativas.

Levando com conta todas as fabricantes monitoradas, a que foi mais comentada foi a GM, com 67.788 citações, o que representa uma abrangência de 67.879.242 pessoas, com um nível de aceitação de 93%. O carro mais comentado da marca foi o cupê Camaro, com 19% do total dos comentários, mas o assunto que mais repercutiu foi “Chevrolet Hall”.

Em segundo lugar, ficou a Ford, com 31.948 citações, 19,723.334 pessoas de abrangência e nível de aceitação de 88%. Os modelos Ka e EcoSport foram os mais comentados. E em terceiro aparece a Citroën, com 29.766 citações, abrangência de 14.666.021 e 98% de aceitação, o maior índice de aceitação entre todas as marcas, com a Hyundai (97%) logo em seguida. O modelo mais citado da marca foi o Aircross e a tag “FunkCitroen” bastante citada pelos internautas por causa da marca aparecer nas letras de músicas funk.

Ainda em relação ao que foi monitorado pela ferramenta, um dado interessante é o volume de citações da marca Kia em relação ao Palmeiras, do qual a fabricante é patrocinadora. Vários internautas fizeram brincadeiras com o time de futebol. Do total de 13.117 citações, nada menos que 34% estavam ligadas a esse assunto.

O que também merece destaque é o alto índice de rejeição da Volkswagen, de 39 %. A marca teve 23.441 citações, ficando em quarto lugar no ranking geral. Confira abaixo a lista das fabricantes mais citadas e seus respectivos níveis de aceitação.
tabela
tabela2
Fonte: Uolcarros