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quarta-feira, 23 de maio de 2012

Brasileiro está comprando carros maior e mais equipados.



– Segmento de carro de entrada foi o que mais caiu; sedãs compactos e médios os que mais cresceram.

A análise das vendas no primeiro quadrimestre do ano indica uma clara tendência do consumidor brasileiro de migração dos carros básicos para modelos maiores ou com maior valor agregado.
Enquanto os hatchs de entrada tiveram queda de vendas, os hatchs mais equipados, ainda que da categoria dos pequenos, formam o segmento que mais cresceu este ano.

Os carros de entrada – Gol, Uno, Palio, Celta, Ka, Peugeot 207 e Clio, conforme classificação da Fenabrave – tiveram queda de vendas: perderam 1,5 ponto de participação no mercado nos quatro primeiros meses do ano. Tinham 27,7% no ano passado e agora têm apenas 26,3%.
O mesmo ocorreu com os sedãs. O segmento dos pequenos minguou, enquanto os compactos e os médios apresentaram forte crescimento. Segundo a classificação da Fenabrave, formam o segmento dos sedãs pequenos o Corsa, o Voyage, o Siena, o Fiesta, o Prisma, o Logan, o Versa e o Symbol. No total, a participação desses carros caiu 1,3 ponto percentual entre janeiro e abril.

Para onde migraram esses consumidores? Pelo menos parte deles passou a comprar um carro maior e mais equipado. Tanto que os segmentos superiores tiveram forte crescimento de vendas no período.
Os chamados sedãs compactos, intermediários entre os pequenos e os médios – carros como City, Peugeot 207 Passion, Pólo, Cobalt e J3 Turin – tiveram um crescimento de vendas de 45% este ano. Em 2011 os sedãs compactos tinham 2,9% de participação na vendas totais; este ano têm 4,2%. Fazem parte ainda desse segmento o Focus, o Tiida, o Fiesta e o Astra.

É verdade que grande parte do crescimento coube a apenas um modelo, o Cobalt, da GM. Lançado em novembro de 2011, o Cobalt rapidamente assumiu a liderança do segmento e fechou o quadrimestre com 20.735 unidades vendidas quase quatro vezes a mais do que o segundo colocado, o City, da Honda, que tem 5.943 carros vendidos até abril.

O segmento dos sedãs médios também cresceu nesse ritmo. No ano passado tinha uma participação de 5,8% do mercado, hoje tem 7,1%. As vendas cresceram, portanto, 22%. Também nesse caso um dos pilares do crescimento foi um carro da GM, o Cruze, que vendeu 12.144 unidades no quadrimestre, ficando na frente do Civic (11.200) e perdendo apenas para o Corolla, líder do segmento, que vendeu 16.558 carros no período.

Além dos três, destacam-se entre os sedãs médios o Jetta, o Fluence, o Sentra e o Línea. A Fenabrave inclui nesse segmento também sedãs maiores, como o Fusion, o Mercedes Classe C, o Audi A5 e o BMW 1M.

Além dos sedãs – compactos e médios – e do hatchs pequenos, somente mais duas categorias tiveram crescimento este ano, e mesmo assim de apenas 0,2 ponto: as peruas grandes e os comerciais leves. Todos os outros segmentos tiveram queda de vendas.
Os segmentos dos sedãs pequenos e o dos hatch médios também perderam uma participação substancial este ano. O primeiro caiu de 11,5% para 12,8% e o segundo de 4,2% para 5,6%.

Fonte:OUL

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