Blog Tradução

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

GM aumenta participação nos EUA pela primeira vez em 9 anos


O gigante norte-americano emplacou 2,5 milhões de veículos por lá em 2011

O ano passado entrará para a história recente das montadoras norte-americanas. É verdade que a natureza influenciou, mas há tempos as marcas nascidas nos Estados Unidos não conseguiam vendas tão expressivas em seu país de origem. A Chrysler, beneficiada pelos novos rumos impostos pelo grupo Fiat, emplacou 1,3 milhão de carros por lá, registrando alta de 26% sobre o volume comercializado em 2010. E a Ford rompeu a barreira dos 2 milhões de unidades pela primeira vez desde 2007. Mas a GM também tem motivos para celebrar: aumentou sua participação de mercado pela primeira vez desde 2002.

Não foi um grande salto na cota de participação no mercado local, mas o gigante norte-americano conseguiu alcançar os 19,6% de market share, cerca de meio ponto percentual a mais em relação a 2010. É um feito e tanto diante do domínio das marcas japonesas e da ofensiva da Volkswagen e da Hyundai nos EUA. A última vez que a GM conseguiu crescer em participação foi em 2002, quando atingiu 28,6% de cota, ante 28,3% em 2001. Isso porque, à época, os atentados terroristas de 11 de setembro fizeram com que os consumidores norte-americanos se voltassem para produtos e marcas de origem nacional, como forma de demonstrar orgulho e força para o mundo.

A puxada maior foi capitaneada pela GMC, marca que comercializa crossovers, utilitários e picapes – segmentos que ainda dominam a preferência do consumidor norte-americano. A GMC cresceu 19% e atingiu 397.973 vendas. Mas a Chevrolet, principal marca da GM a nível global, não ficou muito atrás. A gravata dourada teve incremento de 14% nas vendas, chegando a 1.775.802 veículos emplacados. A Buick também fez bonito, com alta de 14% e 177.633 unidades vendidas. A Cadillac ficou na lanterna, com crescimento de 4% e 152.389 vendas. Mas vale lembrar que a marca premium passará por uma espécie de reinvenção por lá este ano, com o lançamento dos sedãs XTS e ATS.

Fonte: UOLCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário