Blog Tradução

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

China vende 7 milhões de veículos no semestre


Brasil continua sendo o quinto maior mercado do mundo

A China manteve a liderança como maior mercado de veículos do mundo no primeiro semestre deste ano, com um crescimento de 7,1% e a venda de quase 7 milhões de unidades, em comparação ao ano passado, de acordo com relatório publicado pela consultoria JATO Dynamics do Brasil.

Em segundo lugar ficaram os EUA com um aumento de 12,8% e, em terceiro, o Japão, com queda de 27,8% em comparação ao mesmo período de 2010 – os dados sobre o mercado chinês incluem apenas veículos de passeio; para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

A Alemanha manteve o quarto lugar com um aumento de 11% e o Brasil ficou na quinta colocação, com 9,5%. Índia, França e Rússia apresentaram resultados positivos nas vendas no semestre, com alta de 16,3%, 1,7% e 55,7% com relação a 2010, ao contrário da Grã Bretanha e Itália, que tiveram queda de 4,4% e 12,5%, respectivamente, ocupando as duas últimas colocações do ranking.

”As vendas de veículos na China deverão crescer cerca de 10% a 12% neste ano, ou seja, bem acima dos 5% previstos no início do ano. Torna-se incontestável o fato de a China ser o maior mercado do mundo, muito embora ainda tenha fortes características dos mercados emergentes. A maior comprovação vem do fato de que os compradores de primeira viagem são responsáveis por mais de 70% das vendas totais”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor de Vendas OEM/Retail da Jato Dynamics do Brasil.

“O Brasil fecha o semestre mantendo o quinto lugar e começa a ser ameaçado pela Índia. O Japão começa a demonstrar que a tragédia ocorrida em março deste ano realmente vai prejudicar o desempenho no segmento automotivo, apesar de todo o esforço e profissionalismo do governo realmente as quedas devem continuar. Não acredito que será o suficiente para perder o terceiro lugar”, afirma Luiz Carlos Augusto, Diretor Superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas

A Volkswagen liderou as vendas no primeiro semestre com crescimento de 17,5% se comparado a 2010. A Ford segue em segundo lugar no ranking com um aumento de 11,4% e a Toyota, agora em terceiro, mesmo com queda de 15,4%. A Chevrolet e Nissan aparecem em quarto e quinto lugares, com crescimento de 16,2% e 11,7%, respectivamente. Destaque para Kia, que obteve 22,7% de aumento nas vendas no acumulado de janeiro a junho de 2011, se comparado ao mesmo período do ano passado.

“O mercado deverá se surpreender com a recuperação no segundo semestre das marcas japonesas, que ao longo dos últimos anos conquistaram os grandes mercados europeus bem como o americano de forma sustentável”, afirma João Carlos Rodrigues.

“A Toyota desce mais uma posição e fecha o semestre em terceiro lugar. A Honda também sofre com os problemas da tragédia no Japão e já está em sétimo lugar. Esperamos um segundo semestre mais equilibrado, onde a Volkswagen continuará muito agressiva nas vendas e principalmente brigando para manter a primeira posição do ranking”, explica Luiz Carlos Augusto.

Fonte: Carsale

Nenhum comentário:

Postar um comentário