Desde o início de março a Sabesp voltou à tona com sua política de demissão. Em resposta a essa atitude arbitrária da empresa, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Esgoto e Meio Ambiente - Sintaema organizou uma agenda de protesto contra essa política absurda da Sabesp/governo Serra.
Diante desse cenário, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, em conjunto com Sintaema, reitera sua posição em defender a garantia de emprego e direitos, com a realização do concurso público para repor o quadro de funcionários, há muito defasado.
Em razão desse desrespeito com os trabalhadores do setor, a CTB enviou uma carta ao Governador de São Paulo José Serra, no dia 17/03, manifestando sua posição contrária às demissões realizadas pela Sabesp.Leia abaixo a carta enviada
São Paulo, 17 de março de 2009.
São Paulo, 17 de março de 2009.
AoIlmo.
Governador do Estado de São Paulo
Senhor José Serra
Nesta
O mundo viu, em setembro de 2008, a maior economia do planeta entrar em sua mais grave crise dos últimos 80 anos. A bolha hipotecária norte americana explodiu e atingiu o resto do mundo. Por um tempo, o Brasil pareceu estar imune à crise, mas os seus efeitos já estão sendo sentidos, principalmente com a demissão de milhares de trabalhadores somente em setembro de 2008, 655 mil vagas com carteira assinada foram fechadas, segundo levantamento do Ministério do Trabalho, número este que representa o dobro do que ocorreu em 2007.
Possivelmente na busca de respostas para o Estado de São Paulo V.Sa. criou em janeiro do corrente ano a Secretaria de Estado de Desenvolvimento que dentre outras missões tem o da geração de trabalho e renda, contudo, a direção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP caminha em sentido contrário promovendo a demissão de um considerável número de trabalhadores, indispensáveis para a manutenção regular da oferta de serviços de Saneamento vitais a toda à população de nosso Estado.
“Não existe e não existirá País desenvolvido enquanto homens, mulheres e crianças não tiverem acesso à água potável tratada e esgotos coletados e tratados”.
De forma recorrente, a empresa vem veiculando na Radiodifusão peças publicitárias apresentando a SABESP enquanto uma empresa de soluções ambientais e de respeito à vida.
O que significa respeito à vida? Demissões arbitrárias e descabidas!
Na qualidade de Presidentes Nacional e Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, solicitamos ao Senhor Governador do Estado que intervenha no sentido de sustar o processo de demissão em curso na SABESP imediatamente e que dentro da brevidade possível nos receba em audiência a fim de aprofundarmos o diálogo sobre outros pontos que vem afligindo o conjunto de trabalhadores que se ativam no Saneamento Ambiental.
Certos de que será dispensada a atenção que o caso requer, renovamos nossos mais elevados protestos de consideração e estima.
Atenciosamente,
Helifax Pinto de Souza Presidente Estadual da CTB
e Ex-Presidente do SINTAEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário